domingo, 18 de novembro de 2007

Serviço público

Ora, não é difícil encontrar em diversos veículos de informação de grande circulação o slogan ¨estar bem informado¨. Não podemos condena-los, afinal, eles estão vendendo o seu produto, e quem não confiaria em seu próprio taco??

Acontece que tais veículos informam de um dado lugar, por uma dada perspectiva, defendendo um certo grupo de interesses. O grande problemasé que a grande imprensa, essa que nos é mais facilmente acessível, é quase (ousaria dizer totalmente) controlada por poucos grandes grupos, influenciando sobremaneira a opinião pública tupiniquim.

A situação poderia ser pior, se não fosse a internet. Através dela, é possível ter acesso às múltiplas faces da notícia, a diferentes perspectivas e opiniões. Manter-se informado não é saber muito sobre tudo, é ter informações suficientes para saber quais são os interesses em jogo. É saber o suficiente (que só você saberá quando chegar) para julgar criticamente o assunto em pauta.

A crítica individual parte também de um lugar, assim como as opiniões das empresas midiáticas. Esse lugar é definido não somente pelo grau de informações que se possui, mas também pelos seus valores (aqueles passados pela família e pelos meios sociais em que se vive). A relação entre a circulação de informações e os valores de uma dada sociedade é recíproca, ou seja, uma interage com a outra numa relação dinâmica. Porém, numa sociedade onde a imprensa é dominada por poucos e poderosos grupos de interesse, diminui-se o leque de perspectivas para se construir um juízo crítico sobre algo. Constrói-se assim, por esses grupos, geralmente ligados ao poder político vigente, um espaço de hegemonia.

Não obstante, o advento da internet possibilitou um acesso mais diversificado à informação, assim como um espaço mais aberto de expressão para os indíviduos. Infelizmente, não podemos falar em espaço democrático, pois a maioria da população brasileira e mundial ainda é excluída desse bem. Mas ela já se constitui num importante veículo para a promoção de uma verdadeira e autêntica opinião pública, onde a liberdade de expressão e o debate de idéias ocorrem quase plenamente. É esse o tipo de serviço ideal que as inovações tecnológicas devem dispor para um progresso verdadeiro, a busca de uma sociedade onde as diferenças possam conviver num mesmo espaço.

Alguns sites muito bons para quem quer estar ¨bem informado¨:

Agência Carta Maior:http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?alterarHomeAtual=1

Brail de Fato:http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia

Revista Caros Amigos:http://carosamigos.terra.com.br/

Correio da Cidadania:http://www.correiocidadania.com.br/

Agência Brasil/Radiobrás:http://www.agenciabrasil.gov.br/

Ciranda Internacional de Informação Independente: http://www.ciranda.net/spip/

Rebelion:http://www.rebelion.org/

Observatório da Imprensa:http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/index.asp

Imprensa Marrom:http://imprensamarrom.com.br/

2 comentários:

Morganna disse...

se tudo der certo, amanhã fico de férias. aí sim, eu vou poder ler esses sites todos. e oh, eu tenho que te escrever caaaaaaaartas. pra tu, pra ela, pra ele, pra todo o mundo! porque essas provas trazem saudades escondidas. ô.
Um beijo, querido. :*

Liana disse...

Opa!
não ando por aqui há um tempinho, num é??
E assim.Mas,eu não vou esquecer das outras artes.
xeruh**